Dicas de saúde

https://i1.wp.com/grupotransrim.com.br/wp-content/uploads/2016/11/dicas.jpg?w=1200

O que é hemodiálise?

Quando os rins sofrem a perda de suas funções por uma doença crônica, caracteriza-se uma doença chamada insuficiência renal crônica. Nesse estágio, é preciso substituir as funções dos rins, o que pode ser feito por meio da diálise. Os rins têm a função de filtrar o sangue, eliminando do organismo, através da urina, substâncias tóxicas.
Descrevendo de uma forma simples, a hemodiálise é um processo em que o sangue é filtrado fora do corpo por uma máquina dialisadora, e, em seguida, retorna ao seu corpo livre de toxinas. É como se a máquina fosse um rim artificial.
A máquina recebe o sangue do paciente por um acesso vascular, que pode ser um cateter (tubo implantado em uma veia específica) ou uma fístula arteriovenosa (procedimento que faz a junção de uma artéria com uma veia), e depois é impulsionado por uma bomba até o dialisador (filtro de diálise). No dialisador o sangue é exposto à solução de diálise (dialisato) através de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso e devolve o sangue limpo para o paciente pelo acesso vascular.

Grupo Transrim

Rua Antonio Bastos 711 - Vila Bastos - Santo André - Fone: (11) 4427-6638 - 09040-220
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 18 horas


Dr. Alessandra Coelho Pedrosa Lopes
Diretora Técnica - CRM 79952

Acesso à Área restrita

Área restrita